top of page
image (5).png

A Semente e a Onça é um projeto de longa-metragem de ficção em fase de desenvolvimento e captação de recursos.

O projeto teve seu desenvolvimento contemplado pelo Prêmio Catarinense de Cinema 2023 - Edição Especial Paulo Gustavo e participou do TrasnforME, mercado audiovisual.

LOGLINE

Em um futuro desertificado, Suzana, uma jovem operadora de máquinas agrícolas, aceita contrabandear agrotóxicos para ajudar sua irmã doente, mas ao cruzar o caminho com Milagros, uma hacker uruguaia à quem dá carona, e o caminhão ser apreendido, ambas são forçadas a viver uma inevitável jornada de fuga, descobertas e vingança.

O filme é uma odisseia pelo sul da america latina, em um futuro indesejado, porém provável.

TEMÁTICAS

O filme explora a emergência climática e os impactos do agronegócio baseado na monocultura e no uso de químicos, destacando a luta por terra no campo e as alternativas sustentáveis, como a agroecologia. Aborda também o ciberativismo, a desigualdade tecnológica gerada pela inteligência artificial e as existências queer e dissidentes, refletindo sobre as tensões sociais e ambientais de um mundo em transformação.

SINOPSE

Em um futuro desertificado, Suzana, jovem operadora de máquinas agrícolas, vive e trabalha na fazenda industrial de milho herdada por Douglas Júnior, no interior de Santa Catarina. Divide o tempo entre as longas jornadas de trabalho e a casa onde mora com a mãe Nera e a irmã, Lulu, que possui uma doença respiratória. Numa região sem hospitais, o médico virtual informa que só um remédio caro pode curar a enfermidade da criança. Quando Suzana recebe uma proposta do novo chefe, uma missão para aumentar os lucros da fazenda, ela aceita, apesar do risco, pois precisa ajudar a irmã.


Rumo à fronteira com a Argentina, acaba dando carona a Milagros, uma uruguaia artista de rua de visual punk, que secretamente é hacker. Na volta, a polícia aborda o caminhão e elas fogem, abandonando veículo e carga. Pelas notícias descobrem que transportavam agrotóxicos, cocaína e cigarros eletrônicos. Em busca de comida, invadem um refúgio agroecológico gerido por duas idosas armadas, que as obrigam a trabalhar na terra.


Com o tempo, Suzana e Milagros ganham a confiança das mulheres, que revelam vínculos com ativistas e a relação se transforma em amizade. Ajudadas pelas idosas, as duas seguem para a capital: pegam carona clandestina em um trem de carvão e são acolhidas por um núcleo do grupo hacker de Milagros. O coletivo convida Suzana para participar de um ciberataque a uma grande indústria de químicos, prometendo o dinheiro necessário para salvar a irmã. Suzana aceita, mas após ligar para a irmã e ser atendida por Douglas, decide ir embora, levando dinheiro, uma arma e um carro que pertenciam ao grupo de Milagros.


Ao retornar, encontra a mãe sozinha: Lulu morreu por falta de socorro. Enfurecida, Suzana invade o quarto de Douglas, que dorme. Ela aponta uma arma para sua cabeça e o afoga com agrotóxico. Incendeia a casa em que vivia e, por fim, mãe e filha deixam a fazenda em chamas para trás.

A Semente e a Onça é um filme de ficção cientifica de estrada, que apresenta um futuro próximo e distópico, que reflete sobre o presente de nossa sociedade.

ESTRUTURA NARRATIVA, GÊNEROS E REFERÊNCIAS

A Semente e a Onça é um roteiro de ficção de gênero, formulado a partir da estrutura narrativa clássica. Nesse sentido, trata-se de uma jornada do herói, em contexto latino-americano e feminino, em um universo distópico e futurista. Objetiva-se, com essa estrutura, comunicar-se com diferentes públicos e também acessar espaços comerciais de salas de cinema. Os gêneros articulados aqui são a ficção científica, o road movie, o filme policial e de ação, com elementos de sátira social e comédia.

Algumas das referências são: “Madalena” (Madiano Marcheti, 2021), “Boi Neon” (Gabriel Mascaro, 2015),  "Bacurau" (Kleber Mendonça Filho, 2019), "Las Hijas del Fuego" (Albertina Carri, 2019), "Thelma & Louise" (Ridley Scott, 1992), "Y Tu Mamá También" (Alfonso Cuarón, 2001), além do cinema de ficção científica de baixo orçamento de Adirley Queirós.
 

PRIMEIRO TEASER DE PESQUISA DO PROJETO

bottom of page