top of page
image (5).png

A Semente e a Onça é um projeto de longa-metragem de ficção em fase de desenvolvimento e captação de recursos.

O projeto teve seu desenvolvimento contemplado pelo Prêmio Catarinense de Cinema 2023 - Edição Especial Paulo Gustavo e participou do TrasnforME, mercado audiovisual.

SINOPSE

Em um futuro desertificado, Suzana, uma jovem operadora de máquinas agrícolas, aceita contrabandear agrotóxicos para ajudar sua irmã doente, mas ao cruzar o caminho com Milagros, uma hacker uruguaia à quem dá carona, e o caminhão ser apreendido, ambas são forçadas a viver uma inevitável jornada de fuga, descobertas e vingança.

O filme é uma odisseia pelo sul da america latina, em um futuro indesejado, porém provável.

TEMÁTICAS

O filme explora a emergência climática e os impactos do agronegócio baseado na monocultura e no uso de químicos, destacando a luta por terra no campo e as alternativas sustentáveis, como a agroecologia. Aborda também o ciberativismo, a desigualdade tecnológica gerada pela inteligência artificial e as existências queer e dissidentes, refletindo sobre as tensões sociais e ambientais de um mundo em transformação.

A Semente e a Onça é um filme de ficção cientifica de estrada, que apresenta um futuro próximo e distópico, que reflete sobre o presente de nossa sociedade.

ESTRUTURA NARRATIVA, GÊNEROS E REFERÊNCIAS

ESTRUTURA NARRATIVA, GÊNEROS E REFERÊNCIAS

A Semente e a Onça é um roteiro de ficção de gênero, formulado a partir da estrutura narrativa clássica. Nesse sentido, trata-se de uma jornada do herói, em contexto latino-americano e feminino, em um universo distópico e futurista. Objetiva-se, com essa estrutura, comunicar-se com diferentes públicos e também acessar espaços comerciais de salas de cinema. Os gêneros articulados aqui são a ficção científica, o road movie, o filme policial e de ação, com elementos de sátira social e comédia.

Algumas das referências são: “Madalena” (Madiano Marcheti, 2021), “Boi Neon” (Gabriel Mascaro, 2015),  "Bacurau" (Kleber Mendonça Filho, 2019), "Las Hijas del Fuego" (Albertina Carri, 2019), "Thelma & Louise" (Ridley Scott, 1992), "Y Tu Mamá También" (Alfonso Cuarón, 2001), além do cinema de ficção científica de baixo orçamento de Adirley Queirós.
 

PRIMEIRO TEASER DE PESQUISA DO PROJETO

bottom of page